A arte de Led’s na Stock Car
_

eurofarma

Carros da Eurofarma-RC viram tela em movimento: novo layout dos carros é inspirado na obra de artista holandês pelas mãos do tatuador Led’s.

Disseminar a arte e cultura através do esporte é a nova proposta da equipe pentacampeã Eurofarma-RC para a temporada 2015 da Stock Car. Para isso, a empresa decidiu utilizar os carros dos pilotos Ricardo Maurício e Max Wilson como tela e foi buscar inspiração entre os artistas plásticos contemporâneos. A iniciativa resultou numa parceria inédita com o artista plástico Sérgio Maciel, mais conhecido com Led´s, um dos primeiros tatuadores do Brasil e ainda dos maiores da atualidade. “Já havia feito projeto para tênis, guitarra, barco e outros shapes, mas carro de corrida foi a primeira vez. Fiquei lisonjeado com a escolha e aceitei na hora”, conta ele.

Acostumado a desenvolver desenhos para o corpo, o primeiro desafio foi buscar quais elementos se encaixariam no pedido inusitado da Eurofarma. Longe dos tribais e dragões, comuns entre as escolhas dos clientes, ele se debruçou sobre os principais mestres da pintura como Michelangelo e Caravaggio e Dali, mas foi nas formas geométricas do holandês Cornelis Escher que encontrou sua linha de trabalho. “Sou apaixonado pela obra dele, pela maneira como trabalha luz e sombra para criar profundidade e como as formas geométricas se fundem formando outras figuras”, explica Led´s.

Maurits Cornelis Escher nasceu em 1898 em Leenwarden, cidade ao norte da Holanda e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Ingressou na faculdade de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitetura onde conheceu seu grande mestre, o professor judeu de origem portuguesa Jesserum de Mesquita. Foi sob a orientação de Mesquita que Escher conheceu as técnicas de desenho e gravuras e decidiu abandonar a arquitetura para seguir as Artes Gráficas. Ao longo da vida, viajou pelo mundo, conheceu culturas que inspiraram suas obras, como os árabes durante a sua passagem por Alhambra. Com eles, aprendeu e apaixonou-se pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e refletem pelas pavimentações. E foi justamente essa base que orientou o paulistano Sérgio Maciel na criação do novo layout do carro da Eurofarma-RC para a temporada 2015 da Stock Car.

Apesar de ser um artista contemporâneo, o processo criativo de Led´s foi executado no método tradicional com prancheta, papel e lápis. “Criar exige experimentação, envolvimento e desenhar é o ponto de partida. Apesar de ser adepto à tecnologia, sou um estudioso da arte e os grandes artistas não usavam o computador para criar volume e sombra. Eles tinham que conhecer profundamente todos os aspectos da concepção para poder reproduzir sua obra e é dessa forma que gosto de trabalhar”, conta.

O processo criativo desde o pedido até a entrega levou cerca de um mês e foram desenvolvidos no atelier montado na casa do artista. Após a aprovação, o desenho foi encaminhado para a Designer Gráfico Lúcia Motta que recriou as formas no computador. “A pintura no carro exige um arquivo diferente, então, passei para o digital o que foi criado pelo Led´s, procurando as cores certas para manter o volume que dá a ideia tridimensional. Voltamos para a aprovação dele e depois encaminhamos para a pintura”.

Para os amantes da arte, reconhecer Escher pelas mãos de Sérgio Maciel e Lúcia Motta (ela não só digitalizou? Precisa ficar claro que a arte é do Sérgio!) será uma grande surpresa. Para os que ainda não conhecem a obra, trata-se de uma grande oportunidade de conhecer mais um nome entre os grandes mestres da pintura mundial.

A expectativa da Eurofarma é unir automobilismo, cultura e arte, transformando o carro que já é um ícone de paixão nacional em uma tela em movimento. O resultado poderá ser visto a partir de 19 de março quando começam os treinos da primeira etapa da temporada Stock Car 2015.

 

COMPARTILHE